DIREÇÃO MUSICAL E REGÊNCIA
Eduardo Fernandes
É graduado em Música (fagote) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob a orientação do professor Paulo Justi. Participou do Festival de Londrina, Curso Internacional de Brasília e Oficina de Música de Curitiba, tendo aulas com Mara Campos, Noel Devos, entre outros. Frequentou diversos cursos internacionais de Regência Coral, onde recebeu a orientação de Erick Vestberg (Suécia), Alberto Grau (Venezuela), Paul Oakley (Estados Unidos), Josep Prats (Espanha), e Bob Chilcott (Inglaterra).
Em 2003 concluiu mestrado na Universidade de São Paulo (USP) com a dissertação “O Arranjo Vocal de Música Popular em São Paulo e Buenos Aires”.
Atua como professor convidado em diversos festivais e cursos de música pelo Brasil, como: Laboratório Coral de Itajubá (MG), Laboratório Coral da Fecors (RS), Festival de Coros de Ibiporã (PR), Painel de Regência Coral da Fecors, Festival Música na Ibiapaba (CE) e Painel de Regência Coral de Cuiabá (MT). É membro do corpo docente dos cursos de aperfeiçoamento da Funarte e foi professor das disciplinas de Canto Coral e Regência Coral da FIAM-FAAM. Desenvolve pesquisa de percussão corporal aplicada à música coral.
É regente do CoralUSP – grupos XI de Agosto e 12 em Ponto – do Grupo Mosaico, do Coral Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e do Grupo Gogós. É sócio fundador, e foi presidente, da Aparc (Associação Paulista de Regentes Corais).
Tem dois artigos sobre música popular brasileira publicados na revista Desvendando a História: “Anos 70 um caleidoscópio sonoro” e “Getúlio Vargas e a manipulação do samba”. Publicou artigo sobre arranjos corais de música brasileira na revista International Choral Bulletin.
Maria Silvia do Nascimento
Mestra em Artes – UNESP, na área de circo e teatro. Licenciada em Arte-Teatro no IA – UNESP, intercâmbio pela Université Charles de Gaule/Lille-3. Graduada em Administração-USP.
Atriz formada pela Fundação das Artes. Co-autora do livro Tubinho: o teatro no circo, Paco editorial (2019). Integra a Cia. Asfalto de Poesia, onde é criadora dos espetáculos “TV sem Controle”, “O martelo das bruxas”, “Eu transito”, “Merlim, Arthur e o Bobo”, “Par de duas”, “Poeira das Estrelas”, diversas intervenções, contações de histórias e projetos culturais. Participou como atriz de: “O admirável mundo novo” - de Élcio Nogueira Seixas, Maurício Paronni e Renato Borghi; Água”, “Sigmundo” com o Clã-Estúdio das Artes Cômicas; “Desterro” com a Zózima Trupe; “Cabaré das Palhaças”, Teatro da Mafalda; “Sete contra Tebas”, Próxima Cia.
Tem experiência como educadora, diretora e orientadora de grupos de teatro na ENT (Escola Nacional de Teatro), Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, Extensão-UNESP (Grupo de Estudos de Máscaras Teatrais e Arte da Palhaçada), do projeto Ademar Guerra, do Programa Vocacional de Teatro da SMC São Paulo e do Coral FEA-USP.
É produtora do Projeto Cachorro Louco (PROAC-2019) e coordenadora de pesquisa do Programa Sou de Circo do Centro de Memória do Circo/SP. Foi uma das diretoras do espetáculo “5 olhares sobre Lenine” do Coral UNIFESP (2016). Dá vida à palhaça Clowndete Maria e vice-versa!